Toninho Sampaio Ama Lagoa da Prata

Toninho Sampaio Ama Lagoa da Prata

O Amor de Toninho Por Lagoa da Prata

Professor Toninho Sampaio

Apaixonado Por Lagoa

Lagoa da Prata e Professor Toninho

Um Pouquinho de Lagoa da Prata

A Chegada do Professor Toninho em Lagoa da Prata

Histórico de Lagoa da Prata

** Histórico **
Por volta de 1850, o viajante Tenente Francisco Bernardes adquiriu grande extensão de terra, à margem do Rio São Francisco, e ali se fixou, estabelecendo um comércio em local denominado Escorropicho. 
Após sua morte, a fazenda foi adquirida por seu sobrinho, o Coronel Carlos José Bernardes Sobrinho, que transferiu a sede da fazenda para as proximidades de uma lagoa, localizada em uma região pantanosa, onde a fazenda passou a ser chamada "do Pântano". Em pouco tempo, nas cercanias da Fazenda do Pântano, em terrenos doados pelo Coronel Carlos Bernardes, formou-se aos poucos um povoado que, em 1896, passou a chamar-se São Carlos do Pântano, cujo nome prevaleceu até o ano de 1916.
A origem do topônimo "Lagoa da Prata" formou-se a partir de um açude construído por um português de nome Novais para acionar moinhos e monjolos. Com a ampliação de seu aterro e a afluência das águas do pântano adjacente, o pequeno açude transformou-se em uma lagoa de águas límpidas e cristalinas.
O nome foi dado quando alguns missionários visitantes exclamaram ao verem a lagoa "bela como se fosse uma lagoa de prata".
Gentílico: lagopratense
Formação Administrativa
Distrito criado pela Lei Estadual nº 843, de 07-09-1923, sediado ao município de Santo Antônio do Monte.
Pela Lei Estadual nº 148, de 27-12-1938, foi criado o município de Lagoa da Prata.
Em divisão territorial datada de 2007, o município é constituído de 2 distritos: Lagoa da Prata sendo a sede do município e Martins Guimarães.

Nenhum comentário:

Postar um comentário